“Carretera Asombrosa”, ou estrada espetacular para os brasileiros. É assim que uma revista espanhola chamou uma das estradas mais incríveis do mundo.


 

Caracterizada por possuir dezenas de curvas estreitas e sinuosas e cercada de natureza por todos os lados, a Serra do Rio Rastro é uma estrada que possui quase 1.500 metros de altitude, privilegiando os visitantes com um passeio cheio de aventura e uma vista de deixar qualquer um boquiaberto.

A Serra é uma das maravilhas naturais presentes em território brasileiro. Ela está localizada na rodovia SC-438 entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra em Santa Catarina (RS). São 35 quilômetros de estrada que ligam os dois locais, sendo que os 16 deles estão asfaltados, repletos de subidas íngremes de até 180° que desafiam a coragem e a ousadia dos motoristas.

 

Como é a Serra do Rio Rastro?

 

As 284 curvas estão cobertas de mata atlântica preservada por todos os lados e é rica com uma fauna com animais e aves de diversas espécies.  Lá podemos encontrar felinos de pequeno e grande porte, macacos, quatis, tamanduás, águias chilenas, tucanos, araras, papagaios, etc.

O local possui 35 cachoeiras, 14 rios, 9 cânions e vários admiráveis mirantes presentes entre as curvas. A paisagem durante o dia é linda, mas à noite, a iluminação presente na serra faz um jogo de curvas nos contemplando com uma visão ainda mais bonita.

A região é conhecida pelas suas temperaturas baixíssimas durante o inverno, chegando próximo a zero, trazendo sempre uma expectativa durante essa época, pois eventualmente o lugar fica coberto de neve.

Há um local próximo, a descida rumo ao sudeste, onde é possível observar o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. É conhecido como o morro Ronda, possuindo 1507 metros de altitude e nele também podemos observar um cânion do mesmo nome. Lá você terá um banco onde pode se sentar e admirar a linda paisagem.

 

O que fazer na Serra do Rio Rastro?

 

Separamos alguns dos passeios que é possível fazer nesse lugar incrível


 

√ Mirante da Serra do Rio Rastro

Imagine tomar um café ou chocolate em 1460 metros de altitude? Esse mirante está localizado a 11 quilômetros do centro da cidade de Bom Jardim da Serra e além de apreciar um cafezinho, também é possível alimentar os animais.

 

 


√ Cavalgada Aparados da Serra

Uma das atividades de lazer da serra, que possui um cunho histórico, valorizando a cultura local voltando ao tempo da “tropeada”. O passeio a cavalo passa pelos todos e diversos cânions e cruza por rios.

O passeio tem um trajeto de aproximadamente 300 quilômetros, e vai até a cidade de São Francisco de Paula.

 

 


 

√ Usina Eólica

Mais uma das vistas que podem ser contempladas, é a de uma Usina Eólica com cata-ventos girantes. A estrutura da usina contém 3 pás com 50 metros de altura cada. Uma ótima oportunidade para quem nunca teve oportunidade de conhecer uma.

 

 


 

√ Villa Francioni

Para quem é apreciador de vinho, a Villa oferece um passeio que mostra todas as etapas e o processo para a fabricação da bebida. O local é repleto de vinhedo e oferece até degustação.

 

 


 

√ Snow Valley Adventury Park

É um parque cheio de aventura. Possui tirolesa, arvorismo, arco e flecha, pêndulos e passeios com quadriciclos. Passeio para toda a família, mas com idade indicativa a partir de 12 anos.

 

 


 

√ Salto do Passo Velho

Localizado a 8 quilômetros da cidade de Bom Jardim da Serra, encontramos o maior conjunto de quedas d’água da região. É um lugar lindo, com águas limpas, porém requer habilidade e paciência para chegar lá. São 160 degraus para subir e descer, mais um longo caminho de terra escorregadio. É importante ir com um guia local.

 

 


 

Serra do Rio Rastro é um lugar tranquilo e harmonioso que agrega aventura e tranquilidade. Vale a pena conferir!













Pin It on Pinterest

Shares
Share This